Friday, November 25, 2005

Biografia

Edgard Marinho Bessa, nascido em 05/10/55, na cidade de São Gonçalo - RJ. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, formado em 1980, com Curso de Mestrado em Direito das Relações Sociais (Civil e Processo Civil) na Universidade Gama Filho, tendo realizado também um curso de extensão em Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de vários seminários na área de filosofia. Em dezembro de 2001 completou o Curso de Pós Graduação em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais, na Universidade Cândido Mendes.
Lecionou matemática, física, química, geografia e história no primeiro e segundo graus, especialmente no pré-vestibular. Advoga na área cível e trabalhista, com escritório nas cidades de Niterói, Paraty e Joinville. Foi diretor da OAB/Niterói em várias gestões e presidente do Rotary Clube Niterói-Leste. Esceveu para dois jornais de Niterói: Opinião e Caderno Oceânico. Criou o espaço cultural "Banco de Idéias" e folhetim cultural "Caderno de Idéias".
Como escritor realizou um Varal de Poesias na Biblioteca Estadual de Niterói, participando do livro "Poemas e Poetas". Publicou o livro "Contos da Boca do Lixo" . Produziu o CD-Livro infantil “O Rato Roto”, lançado em Niterói. Está preparando para o lançamento em 2006 os livros: "Direito do Fotógrafo e Direito de Imagem" e a “A Ilha dos Sonhos”.
Dedica-se há aproximadamente 10 anos a fotografia realizando trabalhos no Brasil e exterior. Participou de vários salões fotográficos, inclusive do 38a Exposição Nacional de Arte Fotográfica da Sociedade Fluminense de Fotografia e da Coletiva “Formas da Natureza” na Universidade Federal Fluminense e de exposições individuais no Espaço Cultural do Bamerindus e Biblioteca Estadual de Niterói.
Desenvolveu projetos na área de Antropologia, tendo realizado o "Projeto Sala Guarani" com exposições fotográficas no SESC Tijuca e Niterói, bem como o lançamento de um CD-ROM a respeito dos índios Guarani.
Lançou em 2001 uma série de oito cartões postais e uma exposição de fotografias intitulada "Viajando pelo Mundo" com trabalhos realizados no Brasil, França e Espanha.
Atualmente mora na Cidade de Joinville, aonde trabalha como fotógrafo, escritor e advogado.
Paticiipa da AJOLE -Associação Joinvilense de Letras, da qual é o Diretor de Cursos e Oficinas.
Seu trabalho de fotografia pode ser visto no endereço : www.flogao.com.br/ebessafotografo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home